Odontopediatria
Odontopediatria

A Clínica Murad Kids Dentista Infantil Divinópolis desenvolve tratamentos para cuidar do sorriso dos pequenos, desde o primeiro dente. A Associação de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao dentista ocorra durante o primeiro ano de vida , após nascer o primeiro dente de leite. Visitas periódicas ao odontopediatra garantem a saúde bucal da criança e o estabelecimento dos bons hábitos de higiene oral. Aos 6 anos, é indicado realizar a primeira consulta com o Ortodontista. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento. Os tratamentos de Ortodontia Infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face. Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos fixos ou removíveis em crianças de 6 a 2 anos aproximadamente. As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.
A Clínica Murad Kids Odontopediatra é parte da ODONTOLOGIA INFANTIL MURAD, porém totalmente dedicado ao atendimento odontológico das crianças. O objetivo principal é a prevenção e a manutenção de uma saúde bucal plena!
Cuidado e conscientização desde cedo
Os cuidados com a saúde bucal devem ser tomados desse cedo e as crianças precisam ser bem orientadas para manterem esse importante hábito de higiene e cuidado, pois a saúde oral tem íntima relação com a saúde geral da criança.
Na Murad Kids o trabalho começa desde cedo, já no pré-natal odontológico, onde a gestante aprende sobre o desenvolvimento dos dentes e a manutenção da saúde do bebê, com cuidados importantes, como a prevenção de cáries e de outras doenças relacionadas. Assim conseguimos promover a prevenção e melhoramos a qualidade de vida das futuras mamães e de seus bebês.

Dicas Murad Kids
Conheça alguns procedimentos de prevenção e outras orientações para o tratamento odontológico das crianças:
Flúor: O flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário diminuindo o aparecimento de carie. Mesmo que a criança faça o uso de água fluoretada a odontopediatria pode recomendar reforço de flúor, fazendo aplicações tópicas feitas no consultório, como medida de prevenção a partir dos quatro anos de idade.
Dieta: O controle da dieta talvez seja a meta mais difícil de ser alcançada, pois envolve mudança de hábitos alimentares de toda a família. Guloseimas como bolachas recheadas são alimentos que contém sacarose e amido e que tem alto potencial cariogênico, pois retém o açúcar na boca por mais tempo. Os adultos devem minimizar a sua utilização, restringindo a momentos em que seja possível escovar os dentes após a sua ingestão.
Traumatismo: É comum a criança cair e bater a boca, dependendo da intensidade do trauma, se não houver perda total, o dentinho pode ficar mole, escurecer na hora ou mais tarde e a gengiva pode sangras. Caso haja necrose da polpa ( nervo) é preciso tratamento de canal, para evitar a perda precoce do dente de leite. O mais adequado seja qual for a intensidade do trauma é procurar um odontopediatra para uma avaliação clínica e radiográfica.
RESPIRAÇÃO BUCAL, CHUPETA E DEDO
A respiração bucal, o uso excessivo de chupeta ou hábitos aparentemente não prejudiciais, como chupas o dedo, prejudicam o crescimento da arcada dentaria e podem causar alterações dos músculos da face.
O acompanhamento odontológico semestral a partir dos três anos pode prevenir estes problemas se detectados no inicio, as alterações podem ser corrigidas com Ortopedia Funcional dos Maxilares com ou sem aparelhos.
Adolescentes
A adolescência é a fase de desenvolvimento humano caracterizada como o período de profundas transformações.
Neste momento em que são revistos e consolidados valores e atitudes, requerendo, portanto, atenção e linguagem especial na comunicação para esta etapa são significativa na vida de cada individuo.
Inserindo o adolescente em idade entre 10 e 20 anos em programas educativos, preventivo e curativo, quando necessário enfocando o aspecto estético e cosmético são valorizados nesta fase.
PREVENÇÃO DE MÁ OCLUSÃO NA INFÂNCIA
Na Murad Kids praticamos a Odontopediatria contemporânea, que promove a saúde da criança pela prevenção da cárie e das doenças periodontais. Esse trabalho, ao ser realizado de maneira integrada com a Ortopedia Funcional dos Maxilares, possibilita a supervisão e orientação do crescimento e desenvolvimento equilibrado craniofacial e da oclusão.
Diagnostico rápido e eficiente
Ao realizar esses procedimentos de forma integrada é possível realizar um diagnóstico precoce de anormalidades como respiração pela boca, dentes tortos, mordidas cruzadas, abertas, e atuar prontamente para corrigi-las com técnicas preventivas.
ODONTOLOGIA EM BEBÊS
Na Murad Kids Dentista Infantil você aprende o que fazer quando os dentinhos do seu bebê começarem a nascer, como aliviar o desconforto do bebê e de que forma cuidar da dentição em todas as fases, para que a criança cresça livre de cáries.
Pequenas ações para grandes resultados
As ações adotadas pela equipe da Murad Kids são simples e rápidas. Associadas aos cuidados diários em casa de higiene, essas ações promoverão a prevenção da cárie e das doenças orais, incluindo dentre estas as más oclusões presentes na primeira infância.
CÉLULAS TRONCO DE DENTE DE LEITE
A Murad KIDS é pioneira na coleta do dente de leite para retirada e preservação da célula tronco, uma medida que garante sua aplicação diante de uma necessidade futura.
Por que o dente de leite?
A polpa do dente de leite é uma fonte importantíssima para o isolamento de células-tronco mesenquimais. Essas células apresentam grande potencial de multiplicação para possíveis aplicações em futuras terapias. A possibilidade de aplicação no tratamento de diversas doenças (+ de 80) faz da coleta de células tronco dos dentes decíduos, uma possibilidade de melhora na qualidade de vida do indivíduo e da família, porque essas células são muito bem toleradas entre indivíduos distintos. Isto é, os irmãos, os pais, avós e tios podem usufruir deste tipo de tratamento.
A coleta é feita de forma pouco invasiva a partir de uma extração de dente decíduo com profissionais credenciados e capacitados para o procedimento, que depois encaminham o dente para um laboratório de criogenia para a coleta, a proliferação e o armazenamento das células-tronco retiradas da polpa dentária.
A época de coleta desse material é bastante extensa, entre os 6 e 12 anos, que corresponde ao período de troca dos dentes de leite. Estudos sugerem que a obtenção da polpa do dente de leite nessa idade possui maior concentração e viabilidade celular por ser mais jovem quando comparada às células-tronco obtidas a partir da dentição permanente.
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
É o ramo da odontologia que lida com desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de ATM. Através da Reabilitação Neuro-Oclusal, pode-se direcionar o crescimento e desenvolvimento das bases ósseas maxilares dos pacientes, proporcionando harmonia facial e equilíbrio de funções como respiração, deglutição, mastigação e fala.
Quem precisa do tratamento?
O tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares é indicado principalmente na infância, para corrigir e prevenir diversos problemas como: queixo saliente; dentes tortos ou apinhados; lábios normais que se mantém abertos com respiração bucal, entre outros.