Ortodontia Infantil e ortopedia funcional
Ortodontia Infantil e Ortopedia Funcional
A ortopedia funcional é uma área da odontologia que resolve desequilíbrios ósseos, musculares, de funcionamento da mandíbula e maxila, além de alinhamentos dos dentes.
Os aparelhos removíveis são utilizados conforme orientação profissional e as alterações, genéticas ou adquiridas por uso inadequado de chupeta, por exemplo, vão sendo corrigidas em harmonia com o crescimento da criança. Por outro lado, a ortopedia funcional apresenta limitações e é aí que entra a outra especialidade que é a ortodontia: um complemento muitas vezes necessário ao tratamento.A respiração pela boca é um dos casos infantis mais comuns e requer assistência de um especialista. Por trás desse hábito, muitas vezes visto como “inofensivo”, existe uma série de problemas que irão afetar a mastigação, a formação óssea bucal e trazer outras patologias ao longo dos anos.
Hábitos como chupeta e sucção de dedo de forma prolongada, são os maiores causadores de alterações ósseas na infância. Se a gestante ou a mãe não tiverem sido bem orientadas nos primeiros anos de vida, a criança corre o risco de desenvolver estas alterações. Uma vez adquiridas, elas devem ser corrigidas ainda enquanto houver os dentes de leite, já que o osso é quem está prejudicado em seu crescimento.
Caso os dentes permanentes cresçam na boca com osso deformado por hábitos, eles não se tocarão da forma adequada, propiciando outra série de problemas, inclusive na mastigação.